A hérnia é a saída de um órgão, ou parte dele, contido na cavidade abdominal através de um orifício natural como umbigo ou virilha e de orifícios adquiridos da parede abdominal onde foram realizadas incisões cirúrgicas.

As hérnias normalmente acontecem em áreas onde a parede abdominal é naturalmente mais fraca causando um desconforto, sensação de queimação ou formigamento e dor quando algum esforço físico é realizado (tosse, ginástica, pegar objetos pesados e etc).

Sintomas de hérnia

O sinal mais comum é um abaulamento ou “caroço” na pele da região da virilha ou face interna da coxa (hérnias inguinais e femorais) ou próximo do umbigo (hérnia umbilical e hérnia epigástrica) que desaparece quando se deita e surge novamente quando se levanta.

Dor no abdome, na virilha, na coxa e no umbigo durante um esforço físico também pode estar presente. Nos homens, a dor de uma hérnia inguinal pode irradiar para os testículos.

Dor forte, intensa com inchaço pronunciado e súbito seguido ou não de náuseas ou vômitos, com parada de eliminação de gases ou fezes são sintomas da maior e mais grave complicação que é o encarceramento da hérnia. Se não tratada pode evoluir para o estrangulamento sendo uma condição grave e que ameaça a vida. Requer tratamento cirúrgico de emergência.

Tratamento de hérnia

O tratamento definitivo de hérnias envolve uma cirurgia. Leia mais clicando aqui.

O Instituto Morrell é especialista neste tipo de tratamento. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 5539-3515 / 5539-6216 e agende a sua consulta.