A síndrome de Dumping pode ocorrer após a cirurgia bariátrica e tem como sintomas náuseas, fraqueza, tontura, queda de pressão arterial, visão turva, tremores e diarreia. Ela acontece devido a rápida passagem do alimento do estômago ao intestino e é causada por alimentos ricos em açúcares, como doces e carboidratos. Com a alta repentina de glicose no corpo, o pâncreas descarrega uma carga de insulina que pode provocar a hipoglicemia.

Nem todos os pacientes que fazem a cirurgia bariátrica apresentam os sintomas do dumping. Em pacientes em que a síndrome aparece, os sintomas podem surgir de 30 a 60 minutos após a refeição ou até 3 horas depois.

O tratamento para pacientes com sinais frequentes de dumping envolve a modificação dos hábitos alimentares com redução do consumo de açúcar e de carboidratos ruins, aumento do consumo de fibras e proteínas e mastigação ideal dos alimentos.

Quando os sintomas persistem mesmo seguindo as orientações, você deve procurar o seu gastroenterologista e nutricionista para ajustar o tratamento e prevenir complicações como anemia ou desnutrição e, para conseguir fazer as atividades do dia-a-dia, pois o mal estar limita a capacidade para trabalhar, tratar da casa ou fazer exercício, por exemplo

O que fazer se estiver tendo um dumping?
Se apresentar os sintomas do Dumping, você deve parar o que está fazendo, sentar-se ou deitar-se, até que os sintomas passem.

Quer saber mais? Fique atento em nosso Facebook e Instagram. Para entrar em contato com a clínica, ligue para (11) 5539-3515 / 5539-6216 e agende a sua consulta