O Dumping consiste em uma série de sintomas como náuseas, fraqueza, tontura, queda de pressão arterial, visão turva, tremores e diarreia que ocorrem após a ingestão de alimentos ricos em açúcares, como doces e carboidratos, por pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica. Isso ocorre porque o corpo absorve a glicose muito rápido fazendo com que o pâncreas descarregue uma carga muito alta de insulina, o que causa os sintomas de hipoglicemia.

O Dumping não surge em todos os pacientes que são operados para tratar a obesidade, mas algumas dicas podem ser seguidas para evitar o problema. Confira:

  1. Siga as recomendações do seu médico cirurgião e nutricionista, sobre o quanto comer, com relação ao tipo de cirurgia, e quais os tipos de alimentos a evitar.
  2. Mantenha refeições pequenas. Comer demais em uma refeição é muitas vezes uma causa de síndrome de dumping.
  3. Beba pequenas quantidades de água durante todo o dia, porém evite beber líquidos durante as refeições, deixando o seu consumo para até 1 hora antes das principais refeições ou 2 hora depois.
  4. Considere manter um diário alimentar. Certos alimentos podem causar síndrome de dumping em algumas pessoas. Manter o controle de o que você comeu quando os sintomas começaram a ajuda a evitar os alimentos no futuro.
  5. Consuma alimentos ricos em proteína como carne, peixe e ovos e evite alimentos ricos doces, industrializados ou ricos em carboidratos ruins.

O que fazer se estiver tendo um dumping?

Se apresentar os sintomas do Dumping, você deve parar o que está fazendo, sentar-se ou deitar-se, até que os sintomas passem.

Quer saber mais? Fique atento em nosso Facebook e Instagram. Para entrar em contato com a clínica, ligue para (11) 5539-3515 / 5539-6216 e agende a sua consulta

  • SHARE: