Hoje, nós comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data busca conscientizar a população sobre os riscos à saúde que estão associados aos níveis elevados de colesterol no organismo.

O excesso de colesterol ruim (LDL) é fator que causa o acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode causar problemas cardíacos, como infarto, e acidente vascular cerebral.

Existe fatores hereditários que estão associados ao desequilíbrio nos níveis de colesterol, mas os maus hábitos alimentares e a falta de atividade física são os principais responsáveis pelo acúmulo dessa gordura no organismo.

Evite, sempre, alimentos processados como biscoitos, bolachas e embutidos; modere alimentos de origem animal como carnes gordas; e pratique exercícios.

A obesidade é a doença crônica com principal fator de risco para o excesso de colesterol no organismo. Estudos demonstram que, com a redução do índice de massa corpórea, a cirurgia bariátrica tem impacto significativo na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL), da pressão arterial, frequência cardíaca e circunferência abdominal e também promove o aumento do bom colesterol (HDL).

Quer saber mais sobre saúde, obesidade e cirurgia bariátrica? Acesse o nosso site www.cirurgiaobesidade.com.br. Para agendamento de consultas e mais informações, entre em contato conosco pelos telefones (11) 5539-3515 / 5539-6216.

Leia também: