A atual diretoria da Sociedade Brasileira de Hérnia da Parede Abdominal (SBH) – formada pelos cirurgiões Alexander Charles Morrell (SP), presidente; Christiano Marlo Paggi Claus (PR), vice-presidente e pelo diretor executivo, Marcelo Lopes Furtado (SP) obtiveram avanços durante o biênio 2017-2018.

Entre os avanços estão a adesão de 78 novos sócios desde 2017, quando haviam 411 Associados. Em 2018, o aumento foi de 20% chegando em 489 associados.

“Trabalhamos pela inovação científica e tecnológica, pela eficiência na gestão administrativa e financeira e, especialmente, pela integração e valorização dos cirurgiões”, afirmou o presidente da SBH, cirurgião Alexander Morrell.

No ano de 2017 foram realizadas a Jornada SBH de Hérnia, em Florianópolis, e a 2ª e a 3ª Jornada Sudeste e Nordeste de Hérnia, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Salvador, reunindo cerca de 300 participantes.

CONGRESSO

O ano de 2018 começou com o V Congresso Brasileiro de Hérnia e a VI Convenção Latinoamericana de Hérnia, realizada entre os dias 19 a 21 de abril deste ano, em Foz do Iguaçu.

Ao todo, cerca de 500 cirurgiões participaram do evento, que reuniu 80 palestrantes – nacionais e internacionais – para debater as mais recentes tecnologias mundiais no que diz respeito a cirurgia de hérnia. A programação contou com cursos, mesas redondas, simpósio, e cirurgias ao vivo.

Os palestrantes e convidados internacionais presentes no V Congresso Brasileiro de Hérnia e VI Convenção Latino Americana de Hérnia elogiaram o nível dos debates e as tecnologias utilizadas para o tratamento da patologia no Brasil.

Entre os palestrantes internacionais convidados para o Congresso e a Convenção estavam, Jorge Vera Prado (Peru) , Olga Veja Sanchez (Costa Rica) Juan Carlos Ayala Acosta (Colômbia), Pedro Villagra (Peru) Arturo Carlos Vazquez Mellado Diaz (México), Luiz Gabriel Ginzalez Higueira (Colômbia), Luiz Alberto Fernández Vázquez Mellado, Sergio Damian Madeo (Argentina), Wlilian Cobb (USA), Yuri Novistsky (USA), Dean Mikami (USA), Uber Eduardo Forgione (Argentina).

JORNADA E MUTIRÃO

Neste ano a SBH realizou a sua 2ª Jornada Norte/Nordeste, em João Pessoa, sob a coordenação científica do presidente, Alexander Morrell.
“O evento reuniu cirurgiões para discutir temas como o reparo laparoscópico nas hérnias ventrais; técnica laparoscópica para tratamento de hérnia inguinal entre outros assuntos”, relatou Morrell.

Paralelamente a Jornada, aconteceu o 6º Mutirão de Cirurgias de Hérnia, realizado pela SBH em parceria com a ONG Hernia International. Nesta edição, o Mutirão operou 200 pacientes, que aguardavam pela cirurgia na fila do Sistema Único de Saúde, em hospitais públicos de João Pessoa, Mamanguape e Itabaiana.

O número de cirurgias feitas pelo mutirão é igual ao volume de procedimentos realizados pelo SUS em um ano na região.
“Neste ano estamos ampliamos o número de pacientes que operados, bem como o número de cidades e hospitais envolvidos na ação”, explica o vice-presidente da SBH, Christiano Clauss.

E para encerrar o ano, a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, em Cuiabá, a 2ª Jornada Centro-Oeste de Hérnia em Cuiabá (MT), que contou com a presença de cirurgiões da região.

O evento foi realizado no auditório do Conselho Federal de Medicina (CFM) do Mato Grosso, sob a coordenação dos cirurgiões Marcelo Furtado e Bernardo Figueiredo. Entre os palestrantes, os cirurgiões Diego Paim e Gustavo Soares.

Nova diretoria – A nova diretoria da SBH, para o biênio 2019-2020 – será presidida por Christiano Claus e tem como vice-presidente, Marcelo Furtado, e como diretor executivo, Gustavo Soares. A diretoria foi aclamada durante o Congresso, em Foz do Iguaçu. Eles assumem em janeiro de 2019.

“Apresentamos um projeto de continuidade e não de continuísmo. Além disso, queremos trazer os cirurgiões mais para próximo da Sociedade com ações diretas”, afirmou Claus. Ele reforçou que o compromisso será com a valorização profissional, a excelência e a assistência ao paciente. “Queremos divulgar mais a cirurgia de hérnia e novas tecnologias”, ressaltou Christiano.

Para o atual presidente da SBH, Alexander Morrell, a entidade avança a cada gestão. “Temos trabalhado para promover ações de incentivo à pesquisa e atualização científica em todo o Brasil, visando sempre a excelência profissional e a perfeita conduta ética do médico cirurgião”, finalizou Alexander Morrell.