Câncer de Cólon de Reto

O que é o Câncer de Cólon e Reto ? 

Em nossos corpos, de forma mais simplificada, nosso intestino acaba sendo dividido entre a parte delgada, mais inicial, e a parte do intestino grosso (cólon). Menor que o intestino delgado porém não menos importante, o cólon, como é chamado o intestino grosso, é responsável pelo importante processo de absorção da água e nutrientes, além de possuir uma rica flora bacteriana, determinante na consistência do bolo fecal e assim o nosso bom funcionamento do hábito intestinal. Dentre as doenças que podem acometer o cólon, destaca-se o câncer colorretal, um vilão que quando bem diagnosticado e tratado pode ser seguramente curado, no entanto quando menosprezado, leva a situações de importante gravidade e até a morte.

O Em 2018, estima-se que o câncer colorretal (CCR) seja a segunda causa de morte por câncer na América do Norte, Europa e no mundo. As atuais diretrizes de triagem do câncer de cólon enfocam na acurácia diagnóstica para o diagnóstico precoce da doença, sendo assim quanto antes diagnosticado, mais chances de um tratamento com cura.

Quais os sintomas ?

Aqui estão alguns sintomas que temos que estar atentos para buscar ajuda médica na pesquisa do câncer de cólon:

– anemia, fraqueza e cansaço

– perda de peso sem realizar dieta

– mudança no hábito intestinal, seja evacuando menos ou mais vezes do que o costumeiro

– sangramento nas evacuações

– sensação de evacuação incompleta

– mudança no aspecto das fezes

Caso haja quaisquer destes sintomas, não menospreze sua saúde e procure ajuda médica. Diferente do que pode-se imaginar, o câncer colorretal não só existe em pessoas adultas, podendo ele acontecer em jovens e adolescentes também. Através de uma medicina de qualidade, uma boa avaliação médica e exames corretamente direcionados levam ao diagnóstico que pode ser feito de forma simples.

E o tratamento ?

O tratamento do câncer de cólon, assim como a maioria dos cânceres do aparelho digestivo, é através de cirurgia, sendo mais que necessária uma equipe especializada para tal procedimento. A cirurgia do câncer colorretal contempla além da retirada do segmento doente do cólon, a também retirada de linfonodos, sendo estes gânglios do sistema linfático que podem auxiliar na disseminação da doença. Através de equipe altamente qualificada, a cirurgia pode ser feita com o uso da técnica da videolaparoscopia, o que permite menos dor, mais rápida recuperação com menos dias de internação além do melhor resultado estético. Diferente da técnica convencional, a videolaparoscopia permite a retirada completa do câncer colorretal, através de punções puntiformes no abdome, evitando grandes cortes e cicatrizes, com menor risco de lesão de estruturas nervosas. De forma ainda mais moderna, no que se tem de mais novo e recente em medicina, hoje temos a possibilidade de realizar também a cirurgia do câncer de cólon pela técnica da cirurgia robótica. Utilizando-se da cirurgia robótica, permite-se melhor visualização, sendo esta em 3D Full HD do câncer no ato cirúrgico, além de movimentos mais delicados e precisos pelo cirurgião executor, levando a maior segurança, menos dor, sangramento e rápida recuperação.

Apos a retirada do segmento afetado pelo câncer de cólon, uma união entre os intestinos é feita, para retorno do hábito intestinal.


Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.


Endereço

Rua Correia Dias, 184 Conj. 91,
Paraiso | São Paulo – SP


EMAIL

contato @cirurgiaobesidade.com.br


Telefone

11 5539-3515
11 5539-6216


Horário

Seg – Sex, 09:00 – 19:00
Fechado aos Finais de Semana


logo2

O CENTRO AVANÇADO DE TRATAMENTO E CIRURGIA é uma Clinica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Videocirurgia, Cirurgia de Obesidade Mórbida e Cirurgia Metabólica e do Diabetes que oferece aos seus pacientes o que há de mais moderno e recente no mundo.

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2019 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design