Câncer de Estômago

O que é o Câncer de Estômago ?

O Câncer de estômago (ou Câncer Gástrico) permanece ainda como 4o e 5o colocado como tipo de câncer mais comum na população brasileira em homens e mulheres, respectivamente. Ele é proveniente de alteração de células do estômago, tornando-se estas anormais e provocando um crescimento desenfreado no órgão. Em sua grande maioria, elas estão localizadas na camada mucosa, sendo esta a mais interna do órgão, e podem passar despercebida por um tempo até vir a demonstrar sinais e sintomas mais evidentes a depender de sua topografia gástrica.

Assim como todo câncer, suas células malignas possuem uma propriedade de gradualmente gerar crescimento e progressão, tanto em profundidade como extensão e assim podendo propagar-se para outras camadas do estômago e acometer órgãos vizinhos ou mais distantes, sendo assim as metástases. Dessa forma, temos também que ficar atentos aos grupos de risco, como história familiar de câncer gástrico na família, e aos sinais e sintomas mais típicos do tumor

Quais os sintomas ?

– dor de estomago (epigastralgia)

– dificuldade de alimentação e sensação de “estômago cheio” (saciedade)

– azia ou queimação

– perda de peso

– fraqueza e cansaço

– anemia

– vomito com conteúdo sanguinolento

– fezes enegrecidas, em “borra de café”; e fortemente mal cheirosas (melena, decorrente do sangramento dentro do trato digestivo e sua digestão até sua exteriorização)

– perda de apetite

– desanimo

A devida atenção e não negligencia dos sinais e sintomas é o primeiro passo para o diagnóstico e tratamento do câncer de estômago. Especialmente nos sintomas persistentes, a necessidade de uma avaliação mais acurada, com exames endoscópicos e laboratoriais são de extrema valia. Familiares ao redor destes pacientes tendem a perceber sua piora alimentar e sua queda de estado geral melhor que eles mesmos, portanto, não deixemos de valorizar as queixas das pessoas que estão ao nosso lado.

E o tratamento ?

O tratamento do câncer gástrico, após uma ampla avaliação da doença, com exames de endoscopia, imagem como tomografia computadorizada e ultrassonografia endoscópica, reserva-se nos melhores âmbitos aos pacientes com uma doença ainda não avançada. Sua unica forma de cura é através de cirurgia, a qual há décadas vem sido aperfeiçoada para melhores resultados.

A retirada do estomago pode ser feita da forma parcial, havendo ainda uma parte preservada, ou pode ser feita de sua forma integral. Importante lembrarmos que mesmo apos a retirada completa do estomago, a pessoa mantém ainda sua alimentação de forma rotineira, comendo por boca, sem necessidade de sondas e dispositivos

. Antigamente, as cirurgias abertas com cortes maiores eram as únicas formas possíveis de tratamento. Mais recentemente, com o advento da cirurgia laparoscópica e atualmente a cirurgia robótica, a cirurgia pode ser feita da forma mais delicada e precisa possível, com menores incisões, menor dor pós operatória, mais breve recuperação do corpo e retorno a rotina, mantendo e aperfeiçoando os resultados com ótimos resultados e cura da doença.


Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.


Endereço

Rua Correia Dias, 184 Conj. 91,
Paraiso | São Paulo – SP


EMAIL

contato @cirurgiaobesidade.com.br


Telefone

11 5539-3515
11 5539-6216


Horário

Seg – Sex, 09:00 – 19:00
Fechado aos Finais de Semana


logo2

O CENTRO AVANÇADO DE TRATAMENTO E CIRURGIA é uma Clinica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Videocirurgia, Cirurgia de Obesidade Mórbida e Cirurgia Metabólica e do Diabetes que oferece aos seus pacientes o que há de mais moderno e recente no mundo.

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2019 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design