Cirurgia de Refluxo

O que é Hérnia de Hiato ?

Hérnia de hiato é um defeito no músculo diafragma que faz com que o estômago suba para dentro do tórax.

Com a doença, o mecanismo que impede que o ácido do estômago suba ao esôfago deixa de existir. O ácido causa queimação, azia, dores do peito e empachamento, quando o paciente se deita.

Hérnia de hiato e câncer

Com o tempo, o tecido do esôfago danificado pelo refluxo pode causar complicações sérias e predispor a doenças como o câncer.

O paciente pode se queixar de dor no peito, tosse seca, pigarro e sensação de ” bolo ” na garganta além de infecções de garganta e pulmão com frequência.

Como se trata a hérnia de hiato e o refluxo gástrico?

O tratamento inicial é medicamentoso, mas a cirurgia para correção da hérnia de hiato pode ser indicada caso os sintomas da doença persistam. A cirurgia videolaparoscópica do refluxo é realizada com excelentes resultados desde 1991. Com essa técnica, o cirurgião se utiliza de pequenos cortes (0,5 a 1,0 cm) para a colocação dos instrumentos cirúrgicos e de uma microcâmera que amplia em 20 vezes o tamanho das estruturas.

Como é feita a cirurgia?

Na operação de hérnia de hiato, o cirurgião fecha o defeito no músculo do diafragma, o hiato, e confecciona um novo mecanismo anti-refluxo com o estômago.

Segundo o Dr. Alexander Morrell, a cirurgia é rápida e o paciente fica internado por 24 horas. A recuperação total acontece entre 5 e 7 dias após a operação. “Nunca mais terá refluxo! Podemos dizer que a cirurgia do refluxo gastro-esofágico é a cirurgia que mais evoluiu com o surgimento da videolaparoscopia e que mais beneficia o paciente em termos de se diminuir a dor e o trauma cirúrgico”, conta Morrell.

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.

Rua Correia Dias, 184 Conj. 91,
Paraiso | São Paulo – SP