Gastroplastia Redutora – Bypass Gástrico

O que é a Cirurgia do Bypass Gastrico, Grampeamento Gástrico ou Gastroplastia Redutora ?

Também conhecida como cirurgia de Fobi-Capella, é um processo cirúrgico que reduz drasticamente o tamanho e volume do estômago, dim

Com a cirurgia restritiva, o volume diário ingerido passa a ser em torno de 20% do volume pré-operatório, levando a uma grande diminuição do aporte calórico diário e a conseqüente perda de peso.inuindo consequentemente a ingestão de alimentos.

A técnica evoluiu bastante e hoje os cirurgiões já não utilizam mais o anel de silicone no novo estômago que antigamente era utilizado e que provocava vômitos frequentes, dificuldade de adaptação a cirurgia e reoperações para sua retirada.

Com o uso de um grampeador cirúrgico o estômago é dividido em dois segmentos: Uma de porção menor que servirá de “novo estômago” e outra maior que será excluída da passagem dos alimentos. Além da criação deste novo e pequeno reservatório gástrico, realiza-se um desvio da parte intestinal para que nem todo o alimento ingerido seja absorvido.

Esta técnica de derivação gástrica (Bypass Gástrico) é a mais realizada atualmente em todo o mundo. No Brasil difundiu-se a técnica de Capella, um cirurgião colombiano radicado nos EUA que acrescentou a colocação de um anel contensor no reservatório gástrico.Após termos realizado Cursos e Treinamentos no Exterior e tendo submetido vários pacientes a este procedimento por Videolaparoscopia, podemos dizer que se trata de uma técnica bastante segura e com ótimos resultados, inclusive sendo a base atual da cirurgia de diabetes.

 

 

Conhecida como cirurgia a laser ou cirurgia dos furinhos, a cirurgia por videolaparoscopia é realizada com uma câmera de televisão e instrumentos que são colocados no abdome através de pequenos cortes (furinhos) de 1,0 cm cada. Por ser menos invasivo causa menos dor nos pós operatório e uma rápida recuperação e retorno ao trabalho sem contar ainda a vantagem estética  pois substitui a necessidade de uma longa incisão ou corte para abrir a cavidade abdominal (como é feita na cirurgia convencional ou aberta).

 

Veja na foto ao lado os pequenos cortes que utilizamos para este procedimento