Hérnia de Hiato

O que é Hérnia de Hiato ?

Hérnia de hiato é um defeito no músculo diafragma que faz com que o estômago suba para dentro do tórax.

Desta maneira deixa de existir o mecanismo que impede o ácido do estômago de voltar para o esôfago (anti-refluxo). Este ácido é o causador da azia, queimação, dores no peito e empachamento principalmente quando o paciente se deita.

É o chamado refluxo gastroesofágico.

A longo prazo o esôfago é danificado (esofagite) podendo causar complicações mais sérias como Esôfago de Barrett e predispor ao aparecimento de tumores e câncer.

O paciente pode se queixar de dor no peito, tosse seca, pigarro e sensação de ” bolo ” na garganta além de infecções de garganta e pulmão com frequência.

Como se trata? Medicamentos ou cirurgia ?

Inicialmente o tratamento é medicamentoso, mas se os sintomas persistirem e com a impossibilidade de se arcar com o custo elevado dos medicamentos deve-se considerar a cirurgia.

Desde 1991 a cirurgia videolaparoscópica do refluxo é realizada com excelentes resultados. Nela o cirurgião se utiliza de pequenos cortes (0,5 a 1,0 cm) para a colocação dos instrumentos cirúrgicos e de uma microcâmera que amplia em 20 vezes o tamanho das estruturas.

Cirurgia Vídeo-Endoscópica

A operação consiste em fechamento do defeito no músculo diafragma (hiato) e a confecção de um novo mecanismo anti-refluxo com o estômago.A cirurgia é rápida (menos de 1 hora) e o paciente fica internado apenas 24 horas retornando ao trabalho entre 5 a 7 dias depois. O melhor ? Nunca mais terá refluxo ! Podemos dizer que hoje a cirurgia do refluxo gastro-esofágico é a cirurgia que mais evoluiu com o surgimento da videolaparoscopia e que mais beneficia o paciente em termos de se diminuir a dor e o trauma cirúrgico que antes eram muito fortes