Doença de Crohn

O que é a doença de crohn ?

A doença de Crohn é uma das então chamadas de doenças inflamatórias intestinais (DII). A inflamação causada pela doença de Crohn pode envolver diferentes áreas do trato digestivo, desde o intestino até áreas pouco frequentes como a boca; variando sua apresentação nas pessoas. A causa exata do Crohn permanece ainda desconhecida, no entanto, é sabido que a dieta e o estresse são fatores que podem sim agravar o quadro. Variáveis como a hereditariedade e “defeito” no funcionamento do sistema imunológico desempenham um papel no seu desenvolvimento. Fatores de risco que devemos nos atentar são o tabagismo, o uso desenfreado de medicamentos anti-inflamatórios, além da história familiar prévia.

O intestino afetado pela doença de Crohn geralmente tem apresenta um acometimento profundo, que adentra nas camadas do tecido intestinal afetado, e não apenas na mucosa. O Crohn pode ser doloroso e debilitante, e às vezes pode levar a complicações com risco de vida.

Embora não exista uma cura conhecida para a doença de Crohn, as terapias podem reduzir muito os seus sinais e síntomas, provocando uma remissão a longo prazo. Com o tratamento, muitas pessoas com doença de Crohn são capazes de viver uma vida normal e saudável.

Quais os síntomas ?

Os sintomas vem da inflamação do trato digestivo, que pode causar dor abdominal, diarreia grave, fadiga, perda de peso e desnutrição. Algumas pessoas com doença de Crohn, tem apenas o último segmento do intestino delgado (íleo) afetado. Em outros, a doença está confinada ao cólon (parte do intestino grosso). As áreas mais comuns afetadas pela doença de Crohn são a última parte do intestino delgado, citado anteriormente como ïleo”, e o cólon.

Sinais e síntomas da doença de Crohn podem variar de leve a grave. Eles geralmente se desenvolvem gradualmente, mas às vezes aparecem de repente, sem aviso prévio. Você também pode ter períodos de tempo em que você não tem sinais ou sintomas (remissão)

Quando a doença está ativa, os sinais e sintomas podem incluir:

Diarreia

Febre

Fadiga

Dor abdominal e cólicas

Sangue nas suas fezes

Aftas

Redução do apetite e perda de peso

Dor ou drenagem perto ou ao redor do ânus devido à inflamação de um túnel na pele (fístula)

Outros sinais e síntomas

Pessoas com doença de Crohn grave também podem experimentar:

Inflamação da pele, olhos e articulações

Inflamação do fígado ou ductos biliares

Crescimento atrasado ou desenvolvimento sexual, em crianças

Quais as suas complicações?

A doença de Crohn pode ainda levar a uma ou mais das seguintes complicações:

– Obstrução intestinal: A doença de Crohn afeta a espessura da parede intestinal. Com o tempo, partes do intestino podem cicatrizar e estreitar, o que pode bloquear o fluxo do conteúdo digestivo. Pode-se precisar de cirurgia para remover a porção doente do intestino.

– Úlceras: A inflamação crônica pode levar a feridas abertas (úlceras) em qualquer parte do trato digestivo, incluindo boca e ânus, e na área genital (períneo).

– Fístulas: Às vezes, as úlceras podem se estender completamente através da parede intestinal, criando uma fístula – uma conexão anormal entre as diferentes partes do corpo. As fístulas podem se desenvolver entre o intestino e a pele, ou entre o intestino e outro órgão. Fístulas próximas ou ao redor da região anal (perianal) são as mais comuns.

Quando as fístulas se desenvolvem no abdome, a comida pode contornar áreas do intestino que são necessárias para a absorção. As fístulas podem ocorrer entre alças de intestino, na bexiga ou vagina, ou através da pele, causando drenagem contínua do conteúdo intestinal para a pele.

– Desnutrição: Diarreia, dor abdominal e cãibras podem dificultar a ingestão de alimentos ou o intestino para absorver nutrientes suficientes para mantê-lo nutrido. Também é comum desenvolver anemia devido à baixa quantidade de ferro ou vitamina B-12 causada pela doença.

Câncer de cólon (intestino grosso): Ter a doença de Crohn que afeta o cólon aumenta o risco de câncer de cólon.

E o tratamento ?

O tratamento da doença de Crohn é complexo e contempla uma análise precisa e específica da doença em questão. A sua localização, idade, severidade de apresentação, presença ou não de complicações, uso prévio de medicações entre outras variáveis são ponderados na decisão para o melhor tratamento. A base de sua terapêutica é através de ajustes alimentares, uso de medicações afim de diminuir o padrão inflamatório vigente; adequação da microbiota intestinal, controle e complemento nutricional alem de terapias alvo no tocante ao sistema imunológico do paciente.

A necessidade de cirurgia acaba sendo frequente neste tipo de doença, uma vez que estenoses, fístulas e até perfurações são compatíveis com o quadro da doença de Crohn. Em sua maioria, a técnica cirúrgica tem como objetivo a retirada de segmentos doentes e irrecuperáveis do intestino; permitindo assim que permaneça apenas órgãos de aspecto saudáveis no abdome remanescente.

Entenda mais sobre Retocolite Ulcerativa

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.

Rua Correia Dias, 184 Conj. 91,
Paraiso | São Paulo – SP