Doença Diverticular

O que é a doença diverticular ?

A doença diverticular consiste em três condições que envolvem o desenvolvimento de pequenos sacos ou bolsas na parede do cólon, incluindo diverticulose, sangramento diverticular e diverticulite.

Diverticulose

A diverticulose é a formação de numerosas pequenas bolsas, ou divertículos, no revestimento do intestino. Os divertículos, que podem variar de tamanho de ervilha a muito maior, são formados pelo aumento da pressão em pontos enfraquecidos das paredes intestinais por gás, resíduos ou líquidos. O divertículo pode se formar durante o esforço intestinal, como na constipação. Eles são mais comuns na porção inferior do intestino grosso (chamado de sigmóide).

A diverticulose é muito comum e ocorre em 10% das pessoas com mais de 40 anos e em 50% das pessoas com mais de 60 anos. A maioria das pessoas não apresenta ou apresenta poucos sintomas de divertículos.

Complicações podem ocorrer em cerca de 20% das pessoas com diverticulose. Uma dessas complicações é o sangramento retal, chamado de sangramento diverticular, e outro é a infecção diverticular, chamada diverticulite.

Sangramento Diverticular

O sangramento diverticular ocorre com lesão crônica dos pequenos vasos sangüíneos próximos aos divertículos.

Diverticulite

A diverticulite ocorre quando há inflamação e infecção em um ou mais divertículos. Isso geralmente acontece quando os outbouchings são bloqueados com resíduos, permitindo que as bactérias se acumulem, causando infecção.

Quais os sintomas ?

A pura diverticulose não causa sintomas em si, no entanto, suas complicações são sim importantes e sintomáticas

Na diverticulite, a infecção e inflamação dos divertículos podem ocorrer subitamente e sem aviso prévio. Os sintomas de diverticulite podem incluir:

Diarreia e / ou constipação

Cólicas dolorosas ou sensibilidade no abdome inferior

Calafrios ou febre

Se você estiver com sintomas de diverticulite, é importante consultar auxílio médico.

Um ou mais testes de diagnóstico podem ser solicitados. Os testes geralmente incluem exames de sangue e tomografia computadorizada e colonoscopia em momentos precisamente indicados.

Quais são as complicações da diverticulite?

Complicações graves podem ocorrer como resultado de diverticulite. A maioria deles é o resultado do desenvolvimento de perfuração da parede intestinal. Se isso ocorrer, o material residual intestinal pode vazar dos intestinos para a cavidade abdominal circundante, causando os seguintes grandes problemas como:

Peritonite (uma infecção dolorosa da cavidade abdominal)

Abscessos (infecções enclausuradas no abdômen)

Obstrução (bloqueios do funcionamento do intestino)

E o tratamento ?

O tratamento varia dependendo da apresentação da doença. Diverticulose, diverticulite ou sangramento diverticular são tratados de forma específica. De qualquer forma, é importante adotar uma dieta rica em fibras para evitar a posterior formação de divertículos.

A necessidade de cirurgia adequa-se aos casos com doenças de apresentação severa, assim como crises de repetição com alto risco de complicações e infecções e sequelas abdominais.

O tratamento em sua melhor forma é feito de forma eletiva, com a retirada do segmento doente intestinal, retirando assim os divertículos; e refeita a ligadura entre os intestinos remanescentes. Este tipo de cirurgia, com o advento das técnicas minimamente invasivas, tem apresentado ótimos resultados através da videolaparoscopia e da cirurgia robótica. Em casos seletivos, alguns casos de complicação da doença diverticular também são feitos de forma laparoscópica e/ou robótica

No entanto, no regime de pronto socorro e urgências, às vezes a cirurgia é necessária para limpar o abscesso e parte da infecção abdominal, podendo ou não remover o intestino doente (cólon). Sem tratamento adequado, a complicação com peritonite pode ser fatal.


Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.


Endereço

Rua Correia Dias, 184 Conj. 91,
Paraiso | São Paulo – SP


EMAIL

contato @cirurgiaobesidade.com.br


Telefone

11 5539-3515
11 5539-6216


Horário

Seg – Sex, 09:00 – 19:00
Fechado aos Finais de Semana


logo2

O CENTRO AVANÇADO DE TRATAMENTO E CIRURGIA é uma Clinica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Videocirurgia, Cirurgia de Obesidade Mórbida e Cirurgia Metabólica e do Diabetes que oferece aos seus pacientes o que há de mais moderno e recente no mundo.

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2019 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design