Por favor aguarde...



Endometriose

O que é Endometriose ?

Instituto Morrell - Endometriose

A endometriose é uma condição que acomete mulheres desde jovens até a vida adulta e pode ser muito dolorosa, responsável por sérias dificuldades em sua vida. Ela é uma doença que resulta do crescimento do tecido endometrial fora do útero, em diversos lugares da cavidade abdominal, como os ovários, intestino, bexiga entre outros. Em mulheres sem a doença, o endométrio é o tecido que recobre apenas a parte interna do útero, responsável pela boa aderência e manutenção do óvulo a ser fecundado pelo espermatozóide e assim dar sequência a gestação. Infelizmente, nas pacientes acometidas pela condição, o quadro clínico de sintomas é diverso, causando dores e gerando infertilidade em uma grande parte.

Acredita-se que em até 15% das mulheres que possuem dores abdominais pélvicas a causa seja endometriose.

Sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns são:

Instituto Morrell - Endometriose

  • Dor pré-menstrual, entre uma ou duas semanas antes da menstruação acontecer de fato e localizada no abdômen;
  • Dor pélvica
  • Dor em região inguinal
  • Dor em relações sexuais;
  • Sangramento menstrual intenso e irregular;
  • Sangramento menstrual prolongado;
  • Sangramentos intestinais durante a menstruação;
  • Sangramentos urinários durante a menstruação;
  • Cansaço; sensação de fraqueza;
  • Infertilidade ou dificuldade maior para engravidar em até 30-40% das mulheres;
  • Diarreia.

Seu diagnóstico é feito na maioria das pacientes após os 20 anos de idade, porém este tecido uterino pode crescer fora do local correto antes mesmo que a menina tenha sua primeira menstruação. Para um diagnóstico mais preciso, são necessários além de uma avaliação médica completa do profissional, exames de imagem como ultrassonografia específica da doença endometrial ou ressonância magnética direcionada a patologia. O exame de laparoscopia mantém-se ainda como referência de grande sensibilidade e especificidade para sua avaliação.

Uma de suas complicações, a Endometriose Profunda, acontece quando o tecido do endométrio está fixo em regiões com sua profundidade mais extensa, acima de 5 milímetros, causando danos profundos a estes órgãos.

Tratamento

O tratamento da endometriose reúne desde o tratamento clínico com medicamentos para controle hormonal das áreas afetadas até a necessidade de cirurgia. A depender dos órgãos acometidos e da gravidade da doença, a cirurgia se faz necessária. A cirurgia hoje é feita através da técnica menos invasiva, com a Cirurgia Robótica e Laparoscopia; que sem cortes permitem o estudo e tratamento completo da condição no abdome e proporciona uma recuperação com menos dor, cicatrizes imperceptíveis e mais rápida para as pacientes.


Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.


Endereço

Av. Brigadeiro Luis Antonio 4211
Jardins | São Paulo – SP


EMAIL

contato@institutomorrell.com


WhatsApp

98693-8675


Telefone

11 5539-3515
11 5539-6216


Horário

Seg – Sex, 09:00 – 19:00
Fechado aos Finais de Semana



Contato

ENVIE A SUA MENSAGEM






Seu Nome

Seu E-mail

Assunto

Mensagem


Instituto Morrell

O Instituto Morrell é uma Clínica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Robótica e Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos. Ainda, contamos com uma equipe pioneira na Cirurgia de Hérnias da Parede Abdominal e profissionais...

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design

Abra o Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar
Powered by