Obesidade

Vídeo Cirurgia

Cirurgia Vídeo Endoscópica

Também chamada de "Cirurgia sem Corte" a Vídeo Cirurgia...

Leia mais ...

O que é Obesidade?

O que é obesidade?

A obesidade resulta do acúmulo excessivo de gordura que...

Leia mais...

Balão Gastrico

Balão Gastrico

Dentre as recentes alternativas para o tratamento da obesidade, destaca-se o...

Leia mais...

Gastrectomia Vertical

Gastrectomia Vertical

A Gastrectomia Vertical ou Sleeve Gastrico foi uma cirurgia proposta inicialmente...

Leia mais...

HomeCirurgia de Diabetes

Cirurgia Bariátrica e Metabólica


A Cirurgia Bariátrica pode curar diabetes tipo 2?

A cirurgia bariátrica é uma excelente opção para pessoas com obesidade grave que querem perder peso e se curar de doenças associadas á obesidade mórbida como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias com colesterol e triglicérides elevados, apnéia do sono, alem de muitas outras doenças.

Os resultados da cirurgia comprovam que os pacientes com diabetes podem se beneficiar muito do procedimento cirúrgico. Hoje já não há mais duvidas de que a cirurgia bariátrica pode ajudar a resolver o diabetes tipo 2 em muitos pacientes.

Diante destes resultados hoje a cirurgia bariátrica tambem passou a ser chamada de cirurgia metabólica pois atua em alterações metabólicas presentes nestes pacientes obesos. A cirurgia bariatrica se iniciou na decada de 1950 passando por uma enorme evolução até os dias de hoje.

Com o surgimento da cirurgia por videolaparoscopia nos anos 90, tambem conhecida como "cirurgia sem cortes ou cirurgia dos furinhos" os pacientes passaram a ter beneficios de uma rapida recuperação, praticamente sem dor e com uma menor taxa de complicações como sangramento e infecção. Quando se associa a cirurgia bariatrica a cirurgia por videolaparoscopia todos esses beneficios são transferidos aos pacientes obesos que tradicionalmente são pacientes de maior risco cirúrgico.

O que é diabetes?

Diabetes afeta atualmente mais de 150 milhões de pessoas em todo o mundo e esse número deverá aumentar rapidamente nos próximos anos. Mais de 90% das pessoas com a doença têm o diabetes tipo 2, que é associada à obesidade, falta de atividade física, histórico familiar e idade. Diferentemente do diabetes tipo 1 em que o pâncreas deixa de produzir insulina suficiente, o pâncreas em pacientes com Diabetes tipo 2 geralmente produz mais insulina, mas por razões desconhecidas, o corpo é incapaz de utilizar a insulina.

O Diabetes pode levar à cegueira, doença coronariana e doença vascular, derrames, insuficiência renal, amputações e lesões nervosas. As terapias atuais, que incluem dieta, exercícios, uso de antidiabéticos orais e insulina nem sempre controlam a doença.

O objetivo do tratamento é melhorar os sintomas do diabetes através da normalização dos níveis de glicose no sangue. O tratamento de primeira linha para o diabetes tipo 2 é a perda de peso, dieta e exercício. Quando a dieta e o exercício não são suficientes para manter os níveis normais de glicose no sangue, medicamentos podem ser necessários.

A cirurgia bariátrica tem se mostrado muito eficaz para o controle do diabetes tipo 2 em pacientes obesos. Para que alguém possa se tornar candidato para a cirurgia bariátrica, alguns critérios devem ser atendidos. Os critérios básicos incluem um entendimento da operação, seus benefícios e riscos e da mudança do estilo de vida que o paciente terá de fazer. O paciente também precisa ter um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 se não possuir doenças graves ou então um IMC entre 35 e 39,9 e um grave problema de saúde relacionado à obesidade, tais como diabetes tipo 2, hipertensão arterial ou doença cardíaca ou apnéia do sono grave.

As operações bariátricas mais realizadas atualmente incluem a redução do estômago tambem conhecida como bypass gastrico ou cirurgia de Capella; a gastrectomia vertical ou gastric sleeve e as operações que envolvem um desvio intestinal maior chamada de derivação biliopancreática com duodenal switch. A técnica mais realizada é a cirurgia do bypass gástrico. A cirurgia bariátrica, antes usada apenas para tratamento da obesidade, agora está sendo apontada como um tratamento para a diabetes tipo 2 não apenas em pacientes obesos, mas também em pacientes com sobrepeso.

Uma revisão recente de vários estudos envolvendo mais de 20.000 pacientes mostrou que 84% dos pacientes que foram submetidos ao Bypass Gastrico apresentaram remissão completa de sua diabetes tipo 2. Uma rápida melhoria dos niveis sanguineos da glicose e uma redução ou eliminação dos medicamentos anti-diabéticos é muitas vezes visto imediatamente a seguir da cirurgia bariátrica, antes mesmo de uma perda de peso significativa.

A cirurgia bariátrica tambem desempenha um papel importante na prevenção do diabetes uma vez que a perda de peso após a cirurgia em obesos não-diabéticos diminui a probabilidade destes pacientes desenvolverem o diabetes no futuro. As vantagens decorrentes da cirurgia bariatrica também incluem outros benefícios alem da perda de peso, tais com resolução da apnéia obstrutiva do sono, melhoria das doenças osteo-articulares e redução do risco de câncer.

Free business joomla templates

Rua Correia Dias, 184  Conj. 91, Paraiso São Paulo - SP
Telefones: (11) 5539-3515 / 5539-6216

Cirurgia Obesidade - 2012
Todos os Direitos Reservados