Retocolite Ulcerativa

O que é a Retocolite Ulcerativa Inflamatória ?

A colite ulcerativa é também uma das chamadas doenças inflamatórias intestinais (DII). Sua afecção causa inflamação e úlceras de longa duração (úlceras) em seu trato digestivo. A retocolite ulcerativa afeta o revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto, principalmente. Sua extensão acaba sendo mais superficial na camada do intestino, e menos penetrante do que no Crohn. Os síntomas geralmente se desenvolvem com o tempo, podendo aparecer nas idades jovens, e assim como na doença de Crohn, gera grande desafio para diagnóstico e tratamento.

A causa exata da colite ulcerativa permanece desconhecida. Assim como na doença de Crohn, fatores como antecedentes familiares, dieta, tabagismo, uso de medicações são relevantes para sua atividade, no entanto a engrenagem principal em sua existência é uma modificação no sistema imunológico. A colite ulcerativa afeta aproximadamente o mesmo número de mulheres e homens, e seu aparecimento geralmente começa antes dos 30 anos de idade.

Quais os síntomas ?

Os sintomas da colite ulcerativa podem variar, dependendo da gravidade da inflamação e onde ela ocorre. Sinais e sintomas podem incluir:

Diarréia, muitas vezes com sangue ou pus

Dor abdominal e cólicas

Dor retal

Sangramento retal – passando pequena quantidade de sangue com fezes

Urgência para defecar

Incapacidade de defecar apesar da urgência

Perda de peso

Fadiga

Febre

Nas crianças, crescimento inadequado, desnutrição

A maioria das pessoas com colite ulcerativa tem síntomas leves a moderados. O curso da colite ulcerativa pode variar, com algumas pessoas com longos períodos de remissão.

Retocolite é tudo igual?

A retocolite ulcerativa geralmente é classificada de acordo com sua localização. Tipos de colite ulcerativa incluem:

– Proctite ulcerativa: A inflamação está confinada à área mais próxima do ânus (reto), e o sangramento retal pode ser o único sinal da doença. Esta forma de colite ulcerativa tende a ser a mais suave.

– Proctosigmoidite:  A inflamação envolve o reto e o cólon sigmóide (extremidade inferior do cólon). Sinais e sintomas incluem diarréia sanguinolenta, cólicas abdominais e dor, e uma incapacidade de mover os intestinos apesar do desejo de fazê-lo (tenesmo).

– Colite do lado esquerdo: A inflamação se estende do reto até o cólon sigmóide e descendente. Os sinais e sintomas incluem diarréia sanguinolenta, cólicas abdominais e dor no lado esquerdo e perda de peso não intencional.

– Pancolite:  A pancolite geralmente afeta todo o cólon e causa episódios de diarréia sanguinolenta que podem ser graves, cólicas abdominais e dor, fadiga e perda de peso significativa.

– Colite ulcerativa severa aguda. Essa forma rara de colite afeta todo o cólon e causa dor intensa, diarreia abundante, sangramento, febre e incapacidade de comer.

Caso sinta ou persista uma alteração nos seus hábitos intestinais ou se tiver sinais e síntomas como, procure auxílio medico

– Dor abdominal

– Sangue nas suas fezes

– Diarreia em curso que não responde a medicamentos de venda livre

– Diarreia que o desperta do sono

– Uma febre inexplicável que dura mais de um dia ou dois

Embora a colite ulcerativa geralmente não seja fatal, é uma doença grave que, em alguns casos, pode causar complicações potencialmente fatais.

Possíveis complicações da colite ulcerativa incluem:

– Hemorragia grave

– Perfuração intestinal

– Desidratação grave

– Doença hepática

– Perda óssea (osteoporose)

– Inflamação da sua pele, articulações e olhos

– Um risco aumentado de câncer de cólon

– Megacólon tóxico

– Risco aumentado de coágulos sanguíneos nas veias e artérias

E o tratamento ?

A colite ulcerativa pode ser debilitante e, por vezes, pode levar a complicações potencialmente fatais. Em algumas pessoas, o aparecimento da doença nas fases iniciais pode até ser confundido com a doença de Crohn, visto sintomas semelhantes e as vezes de difícil caracterização. Embora não tenha cura conhecida, o tratamento pode reduzir bastante os sinais e sintomas da doença e até mesmo provocar uma remissão a longo prazo.

O tratamento é complexo, assim como na doença de Crohn; e contempla uma análise precisa da doença. Dependem principalmente do local de acometimento da doença e sua severidade. O tratamento medicamentoso é a opção de escolha nos quadros mais brandos e iniciais, sendo principalmente com uso de medicações com cunho anti inflamatório e imunossupressor; melhor controle e complemento nutricional e uso de terapias alvo para adequação do sistema imune.

A cirurgia na retocolite ulcerativa é designada tanto no âmbito eletivo quanto no cenário de urgência e pronto atendimento. Possui papel importante nos casos de falência no tratamento medicamentoso, sem resposta adequada do organismo aos fármacos; pacientes jovens com crescimento inadequado e depletado. O risco de maior aparição do câncer de cólon e reto nesta doença também é notório, que por vezes se faz necessária a cirurgia nestes casos. Nos casos de urgência e complicações, sendo estas mais angustiantes; a cirurgia também tem seu papel em perfurações intestinais, sangramentos incontroláveis e toxicidade severa, que são altamente letais.

A técnica cirúrgica depende do cenário apresentado, podendo ser feita em casos selecionados pela técnica da cirurgia robótica e videolaparoscópica, com pequenos cortes e incisões, proporcionando mais rápida recuperação, menor dor e eficiência ao paciente.

Entenda mais sobre a Doença de Crohn

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.

Rua Correia Dias, 184 Conj. 91,
Paraiso | São Paulo – SP