Tecnologia na medicina: especialistas realizaram 9 mil cirurgias robóticas no Brasil em 2018

abril 30, 2019 by Andreza0
download-5.jpg

Chega a 9 mil o número de cirurgias robóticas realizadas no Brasil em 2018, sendo que dois mil procedimentos foram operações do aparelho digestivo. Só em São Paulo 20 hospitais investiram em 28 robôs para realizar a operação que agrega mais segurança ao paciente. A utilização do robô na cirurgia tem crescido principalmente nas operações do aparelho digestivo, cirurgia bariátrica e da parede abdominal.

De acordo com o cirurgião, Alexander Morrell, presidente do Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), especialista em cirurgia robótica, o robô é uma técnica minimamente invasiva que traz benefícios ao médico e ao paciente.

“Ele permite que o cirurgião tenha movimentos mais precisos e com maior amplitude – se comparado a cirurgia laparoscópica clássica -, além de ter uma visão melhor e diminuir o risco de lesões nervosas que podem levar a dor crônica”.

Apenas no Hospital São Luiz – Morumbi, onde Morrell opera, foram realizadas 998 cirurgias em três anos, com média de 38 ao mês.

 

Vantagens – Entre as vantagens da cirurgia robótica, se comparada às técnicas convencionais, como a cirurgia aberta e a laparoscopia estão menos dor no pós-cirúrgico, recuperação mais rápida e menor risco de infecção. “Isso acontece porque o robô estabiliza os instrumentos cirúrgicos e promove uma dissecção mais precisa, com menor lesão aos tecidos”, explicou Morrell.
Para possibilitar a cirurgia, o hospital precisa ter uma infraestrutura adequada no centro cirúrgico, além de uma equipe treinada com a nova ferramenta.

Como é feita? – Existem dois componentes na cirurgia robótica: o console de controle onde o cirurgião atua e uma unidade de braços robóticos que seguram os instrumentos cirúrgicos capazes de dissecar e suturar os tecidos. Eles atuam diretamente no paciente. O cirurgião tem acesso a um visor para examinar as imagens em 3D enviadas pela câmera de dentro do paciente, que mostram o local da cirurgia e os instrumentos, que são manipulados em tempo real pelo cirurgião.

O robô – O robô é indicado para cirurgias minimamente invasivas e considerado uma das mais importantes inovações na área da medicina deste século.

A cirurgia robótica começou a ser realizada nos Estados Unidos (EUA) nos anos 2000 e chegou ao Brasil em 2008. O equipamento é capaz de aumentar a capacidade visual do cirurgião com imagem em 3D e qualidade FULL HD. O robô também aumenta a precisão dos movimentos e permite outros que não podem ser feitos pela mão humana, como rotações com maior amplitude, por exemplo.

 

 

Veja alguns links da reportagem na mídia: 

Medicina SA

Brasil registrou mais de 9 mil cirurgias robóticas em 2018

 

Paraná Portal

Tecnologia na medicina: especialistas realizaram 9 mil cirurgias robóticas no Brasil em 2018


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo2

O CENTRO AVANÇADO DE TRATAMENTO E CIRURGIA é uma Clinica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Videocirurgia, Cirurgia de Obesidade Mórbida e Cirurgia Metabólica e do Diabetes que oferece aos seus pacientes o que há de mais moderno e recente no mundo.

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2019 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design