Por favor aguarde...



8 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O C NCER DE INTESTINO/ CÓLON E RETO


Em entrevista com Dr André Morrell, cirurgião formado pela USP e especialista em Cirurgia Oncológica no Aparelho Digestivo – “Devemos estar sempre atentos com nossa saúde e informados quanto ao que há de melhor para seu tratamento”

  1. O câncer de intestino é o terceiro câncer mais comum na população mundial, e responsável por ser a terceira causa de morte por câncer no mundo. Estima-se que mundialmente temos 1,849,518 novos casos de câncer de intestino por ano. 

  1. História familiar, obesidade, diabetes, álcool, dietas ricas em carnes vermelhas e alimentos industrializados e tabagismo são fatores de risco e aumentam as chances de se ter câncer no intestino. Outras doenças como pólipos intestinais, doenças inflamatórias no intestino e algumas alterações genéticas também são de maior risco para o câncer. 

  1. A cirurgia é o principal tratamento para a cura do câncer de intestino (cólon e reto). Com a cirurgia, retira-se parte do intestino com o tumor e também retira-se os gânglios intestinais que possam estar afetados com a doença. 

  1. O diagnóstico e tratamento precoce do câncer intestinal consegue os melhores resultados e com altas taxas de cura. Quando o câncer intestinal é diagnosticado no início, sendo ele pequeno e restrito ao órgão, a cirurgia é feita sem cortes; com a Cirurgia Robótica ou Videolaparoscopia, com a retirada do tumor e uma recuperação rápida e sem dores ao paciente. O diagnóstico precoce é feito com exames de colonoscopia de rastreamento,  recomendados a serem feitos a partir dos 45 anos em toda a população. No casos em que tem-se história de câncer na família, o exame às vezes deve ser realizado ainda antes a depender do caso. 

  1. Na cirurgia do câncer de intestino NÃO é obrigatório o uso de “bolsinha” ou colostomia. O câncer, se operado de forma programada, sem complicações e por uma equipe experiente, pode ser feita cirurgia com retirada do tumor e união dos intestinos com uma costura, chamada de anastomose. Dessa forma, não há necessidade de uso de colostomia “bolsinha” ou colostomia.

  1. A cirurgia do câncer de intestino PODE ser feita com CIRURGIA ROBÓTICA.

A Cirurgia Robótica é o há de mais moderno e melhor em cirurgia do aparelho digestivo atualmente. Ela é feita por cirurgiões especialistas na área, o que permite uma cirurgia extremamente delicada e segura, com retirada do câncer sem cortes, deixando a recuperação do paciente mais rápida, sem dores e menor risco de infecção ou sangramento. 

Com a sua alta mais precoce do hospital e recuperação rápida, o paciente consegue ter seu tratamento do câncer acelerado e assim melhores resultados. 

  1. O tipo de cirurgia depende da localização do câncer no intestino  

O nosso intestino grosso, chamado de cólon e reto, tem um comprimento estimado em 120 a 150 cm, e é dividido em segmentos diferentes, como: Cólon direito, transverso, esquerdo, sigmóide e reto. A depender de onde estiver o câncer, e o seu estágio, o tipo de cirurgia é indicado. Em sua maioria, o tratamento é feito com retirada de parte do intestino doente com o câncer e seus gânglios em conjunto; com o cirurgião realizando uma união entre os intestinos saudáveis retornando o funcionamento normalmente, tendo absorção dos nutrientes e evacuações. Nos casos de câncer do reto, a doença é um pouco mais delicada se a localização for na parte mais próxima do anus certos cuidados adicionais são tomados. 

  1. A quimioterapia no câncer de intestino NÃO é obrigatória  

A quimioterapia é um tratamento que busca impedir e dificultar o crescimento das células do câncer. Em casos de câncer intestinal inicial, sem risco de disseminação da doença para as demais partes do organismo, a cirurgia sozinha já é o tratamento para obter a cura da doença. A quimioterapia é indicado nos casos em que há chances maiores do câncer ter espalhado alguma célula pelo corpo ou quando já tem-se comprovadamente uma doença avançada ou gerando metástase. Nestes casos ela é feita em conjunto com o medico especialista oncologista, que permite os melhores resultados para a saúde do paciente. 

Entenda mais sobre os cuidados com o câncer e seu tratamento



Ainda com duvidas?


Entre em contato conosco. Procure um cirurgião de excelência como a equipe do Instituto Morrell, não exija nada menos que o melhor para sua saúde.


Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.


Endereço

Av. Brigadeiro Luis Antonio 4211
Jardins | São Paulo – SP


EMAIL

contato@institutomorrell.com


WhatsApp

98693-8675


Telefone

11 5539-3515
11 5539-6216


Horário

Seg – Sex, 09:00 – 19:00
Fechado aos Finais de Semana



Contato

ENVIE A SUA MENSAGEM






Seu Nome

Seu E-mail

Assunto

Mensagem


Instituto Morrell

O Instituto Morrell é uma Clínica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Robótica e Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos. Ainda, contamos com uma equipe pioneira na Cirurgia de Hérnias da Parede Abdominal e profissionais...

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design

Abra o Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar
Powered by