Por favor aguarde...



MITOS E VERDADES

CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA


Cirurgia bariátrica: saiba os mitos, verdades e tire suas dúvidas sobre a cirurgia bariátrica e metabólica com a equipe de experts do Instituto Morrell.

A cirurgia bariátrica além de atingir grande perda de peso, ainda tem como objetivo prevenir e controlar inúmeras doenças relacionadas à obesidade. Segundo o especialista Dr Alexander Morrell, grande nome na cirurgia bariátrica e Cirurgião robótico referência no país, “Temos que desvendar alguns os mitos e falar as verdades da cirurgia bariátrica e como ela proporciona qualidade de vida aos nossos pacientes”.


MITO



Entrevistador – Depois de realizar a cirurgia bariátrica o paciente só poderá alimentar-se de líquidos?

Dr. Alexander Morrell –Mito. A dieta líquida na cirurgia bariátrica é habitualmente feita no período inicial da recuperação pós-operatória, que pode oscilar entre 10 a 14 dias habitualmente. A partir deste período, dietas com consistências pastosas e assim progressivamente são adicionadas ao cardápio do paciente, tendo ele permissão para ingestão de alimentos de todas as consistências sólidas. 


MITO



Entrevistador – Após um ano de cirurgia bariátrica o paciente volta a ganhar peso?

Dr. André Morrell – Mito. Em 1 ano após a cirurgia, na verdade os pacientes atingem o intervalo de maior perda de peso; estimado em até 70 a 80% de perda do excesso de peso. A cirurgia bariátrica já se provou por estudos ter sua perda de peso de forma mais duradoura quando comparada a dieta a longo prazo. 


MITO



Entrevistador – Quem faz cirurgia bariátrica tem vômitos depois para emagrecer ?

Dr. Alexander Morrell – Mito. A perda de peso da cirurgia bariátrica em nenhum momento é feita com pacientes passando mal ou nauseados e vomitando para isso. Nenhum de nossos pacientes vomita após a cirurgia para perder peso. Os pacientes perdem peso por uma redução do estômago, menor absorção alimentar e com uma reeducação alimentar, de forma saudável e com qualidade de vida.


VERDADE



Entrevistador – O acompanhamento do paciente deve ser feito de forma multiprofissional ? 

Dr. André Morrell – Verdade. O preparo e os cuidados com o paciente devem ser feitos com um grupo de excelência e com os cuidados de forma individualizada, com um cirurgião bariátrico de referência, endocrinologista, nutricionista e psicólogos da área. O cuidado individual e atenção dedicada ao paciente apresenta resultados melhores de perda de peso e qualidade de vida duradoura.


MITO



Entrevistador – Mulheres não podem engravidar após a cirurgia bariátrica?

Dr. Alexander Morrell – Mito. A paciente operada de cirurgia bariátrica não tem contraindicação a engravidar; ao contrário, podendo após a cirurgia inclusive ter maiores chances de fertilidade. No entanto recomenda-se que a gestação seja programada  e idealmente 18 meses após o procedimento pois a enorme perda de peso no período recente de pós-operatório pode alterar o crescimento fetal.


MITO



Entrevistador – A alimentação do paciente nunca mais poderá ser a mesma de antes da cirurgia bariátrica?

Dr. André Morrell – Mito. A alimentação do paciente após a cirurgia não tem restrição da sua consistência, no entanto uma reeducação alimentar deverá ser feita. O paciente deverá ter uma alimentação saudável, em pequenos volumes, em uma quantidade calórica adequada, sendo ajudado por um nutricionista para que tenha os melhores resultados.


VERDADE



Entrevistador – A cirurgia bariátrica pode ser feita por Cirurgia Robótica?

Dr. Alexander Morrell – Verdade. A cirurgia robótica é a mais nova tecnologia e inovação em cirurgia, e sem dúvidas a cirurgia bariátrica é uma área de enorme importância. O cirurgião robótico tem que ter sua especialização feita no exterior para poder operar dessa forma, e deve ser um profissional de alto gabarito; a exemplo de nossa equipe. Ela é feita com o uso de um robô totalmente controlado pelo cirurgião, utilizando uma câmera tridimensional (3D) e pinças articuladas que permitem movimentos mais precisos, delicados e seguros para realização da cirurgia bariátrica. Com a cirurgia robótica conseguimos os melhores resultados nos pacientes e menor dor no pós operatório com recuperação rápida.


VERDADE



Entrevistador – A cirurgia reparadora (Cirurgia Plástica) com retirada de excesso de pele pode ser feita após a cirurgia bariátrica?

Dr. André Morrell – Verdade. A cirurgia plástica reparadora pode ser feita sim após a cirurgia bariátrica, no entanto deve-se esperar o melhor período para se operar. Ela normalmente é feita entre um a dois anos após a cirurgia bariátrica, quando a paciente já conseguiu atingiu um boa perda de peso e sua manutenção.


VERDADE



Entrevistador – As unhas podem ficar fracas e cabelos cair após a cirurgia ? 

Dr. Alexander Morrell – Verdade. Isso pode acontecer em alguns pacientes nos período mais recente da cirurgia porém passado este primeiro momento tudo retorna ao normal, com cabelos e unhas normalmente.


MITO



Entrevistador – A cirurgia bariátrica pode ser feita por qualquer paciente?

Dr. André Morrell – Mito. Como qualquer outra cirurgia, a bariátrica tem suas indicações e deve ser indicado por um cirurgião de excelência quando o paciente preenche os critérios para ela. Dentre eles, o paciente deve ter um IMC (índice de massa corpórea) elevado acima de 40 ou acima de 35 com alguma doença associada a obesidade. Na cirurgia metabolica (Cirurgia do Diabetes), o valor do IMC deve ser acima de 30.


MITO



Entrevistador – A cirurgia bariátrica é mais arriscada que as outras cirurgias ?

Dr. Alexander Morrell – Mito. Como qualquer outra cirurgia, a bariátrica deve ser feita com cirurgiões de grande formação e experiência, e dessa forma, tem-se os melhores resultados. O risco da cirurgia é o mesmo dos demais procedimentos. A escolha do seu cirurgião é de enorme importância, logo, informe-se sobre o currículo, faculdade, residência médica, especialização e reputação do profissional antes da decisão. No Instituto Morrell temos uma equipe de referencia no assunto há mais de 20 anos.


Ainda com duvidas?


Entre em contato conosco. Procure um cirurgião de excelência como a equipe do Instituto Morrell, não exija nada menos que o melhor para sua saúde.


Ficou com alguma dúvida?

Pergunte ao doutor ou marque uma consulta.


Endereço

Av. Brigadeiro Luis Antonio 4211
Jardins | São Paulo – SP


EMAIL

contato@institutomorrell.com


WhatsApp

98693-8675


Telefone

11 5539-3515
11 5539-6216


Horário

Seg – Sex, 09:00 – 19:00
Fechado aos Finais de Semana



Contato

ENVIE A SUA MENSAGEM






Seu Nome

Seu E-mail

Assunto

Mensagem


Instituto Morrell

O Instituto Morrell é uma Clínica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Robótica e Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos. Ainda, contamos com uma equipe pioneira na Cirurgia de Hérnias da Parede Abdominal e profissionais...

Certificações

Instituto Morrell | 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados                                             Desenvolvido por Exata Design

Abra o Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar
Powered by