Por favor aguarde...

Doença hepática gordurosa custa US$ 32 bilhões por ano aos EUA

10 de julho de 2018 by Alexander Morrell
esteatose-hepatica-nao-alcoolica.png
Bariatric News
Quarta-feira, 4 de julho de 2018 – 15:30

Owen Haskins – Editor chefe, Bariatric News

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) custa ao sistema de saúde dos EUA US $ 32 bilhões por ano, de acordo com um estudo inédito de pesquisadores da Intermountain Healthcare sobre o impacto econômico da doença. A prevalência da DHGNA, que afeta cerca de 100 milhões de americanos, espelha a tendência crescente da obesidade nos EUA. Globalmente, uma em cada quatro pessoas vive com a doença, que é o resultado de um acúmulo de gordura extra nas células do fígado que não é causado pelo álcool e é a forma mais comum de doença hepática crônica.

“Nossa pesquisa é a primeira estimativa do mundo real sobre a utilização de serviços de saúde real associada à doença hepática gordurosa não alcoólica nos Estados Unidos”, disse Richard Gilroy, diretor médico do programa de hepatologia e transplante hepático do Intermountain Medical Center. “Os resultados destacam o grande problema que enfrentamos hoje e o potencial tsunami que encontraremos se decidirmos não tratar as causas da DHGNA agora.”

Para fins de comparação, o AVC custa aos EUA cerca de US $ 34 bilhões por ano, aproximadamente o mesmo valor que a DHGNA, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a conferência anual da Digestive Disease Week em Washington, DC.

A identificação do ônus econômico da doença hepática gordurosa não alcoólica chama a atenção para a necessidade real de tratamentos prontamente disponíveis que economizem dinheiro e vidas, de acordo com pesquisadores.

Para o estudo, os pesquisadores do Intermountain Medical Center, em Salt Lake City, examinaram os registros médicos durante um período de dez anos (2005-2015) e identificaram 4.569 pacientes com diagnóstico de DHGNA. Um grupo controle de 12.486 pacientes sem diagnóstico da doença foi identificado para fins de comparação.

Usando dados integrados do SelectHealth, o braço de seguros de saúde da Intermountain Healthcare, os pesquisadores analisaram os custos de saúde por paciente e os custos gerais por ano em ambos os grupos. Os custos foram então extrapolados para uma escala nacional, o que indicava um ônus econômico de US $ 32 bilhões anuais para os EUA.

Os custos da doença incluem:

  • Internação hospitalar e consultas ambulatoriais
  • Visitas de emergência
  • Transplante de órgão
  • Mortalidade
  • Procedimentos médicos ou novos diagnósticos
  • Novos medicamentos ou alterações nos medicamentos existentes

“Já estamos em uma era de custos cada vez maiores com a saúde e vemos que uma doença não reconhecida e infrequente nos anos 80 é uma grande epidemia que aumentará ainda mais os custos nos próximos anos”, disse Gilroy.

“Olhando especificamente para as implicações financeiras, os resultados do estudo também destacam a redução potencial nos custos dos cuidados de saúde se os tratamentos se tornarem disponíveis”, acrescentou o Dr. Michael Charlton, com o programa de transplante Intermountain Medical Center e autor do estudo. “Atualmente, validamos um escore de risco preditivo que usa valores laboratoriais básicos e o histórico médico de um paciente para nos permitir prever quais pacientes estão em maior risco de desenvolver danos no fígado devido à doença”.

Os pesquisadores planejam usar a ferramenta de previsão para chegar a montante do problema em nível populacional, intervindo com opções nutricionais e terapêuticas, que podem incluir ensaios clínicos, antes que o paciente atinja a doença hepática terminal.

“Na Intermountain Healthcare, estamos olhando para as iniciativas da comunidade para abordar a questão, pois sabemos que a mudança só virá através de colaborações”, disse Gilroy. “Acreditamos que, através de nossas fortes relações e iniciativas comunitárias, superaremos esse problema”.

Instituto Morrell

O Instituto Morrell é uma Clínica Especializada em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Robótica e Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos. Ainda, contamos com uma equipe pioneira na Cirurgia de Hérnias da Parede Abdominal e profissionais...

Certificações

Instituto Morrell | 2023 | Todos os direitos reservados